Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Consultoria Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

A zona de conforto é uma armadilha

09/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Leandro Karnal chamou a atenção dos gaúchos para a importância da transformação e do preparo técnico neste momento de incertezas econômicas do Brasil

Da Redação

Leandro karnal foi um dos palestrantes do Seminário Desafios do Crescimento (Foto: Eduardo Rocha)

Porto Alegre – “A zona de conforto é a maior armadilha da humanidade”. Trazendo reflexões sobre a necessidade de constante transformação, o historiador, doutor em História Social pela USP e professor na UNICAMP, Leandro Karnal, ‘chacoalhou’ os gaúchos que acompanharam sua palestra do Seminário Desafios do Crescimento, promovido pelo SEBRAE/RS, em parceria com a Endeavor Brasil. O evento, realizado na noite de terça-feira, 8 de novembro, em Porto Alegre, reuniu cerca de 300 pessoas, grande parte empreendedores em busca de inspiração e motivação para enfrentar os desafios que se apresentam para 2017.

O historiador que está ganhando fama no País todo por suas aulas simples e de conhecimento variado, reforçou a necessidade de uma mentalidade estratégica, antecipando necessidades e planejando dentro dos objetivos esperados. “A diferença entre a pessoa reativa e propositiva é que uma espera o fato acontecer e toma uma decisão; a outra não espera e toma a decisão antes, direcionando aquilo que deveria acontecer de acordo com a sua expectativa”.

Karnal também chamou atenção para a necessidade de capacitação neste momento de instabilidade econômica. Para ele, em épocas de bonança, pessoas medianas sobrevivem, já na crise é preciso aumentar o preparo. “Só gente boa e muito bem preparada sobrevive a estes momentos de tempestade. Por isso, mais do que nunca, capacitação, debate, cursos, atualização e leituras são fundamentais, muito mais na crise do que na estabilidade”, disse exemplificando que a tempestade, a chuva e o buraco na estrada são o que distinguem o motorista amador do motorista profissional, “assim é na vida profissional, e nas empresas”, reforçou.

Gaúcho, e com 53 anos, karnal é um dos intelectuais mais respeitados do País. Na época em que saiu do Rio Grande do Sul estava bem empregado, morava com os pais, mas, mesmo assim, abriu mão da situação confortável para fazer pós-graduação em São Paulo. “Eu poderia ter ficado aqui, afinal, estava tudo andando bem. E esse é o grande erro das pessoas. Quando penso que estou bem, é o início do fim”. O professor foi taxativo quanto à importância de se reinventar sistematicamente, sair da zona de conforto porque, segundo ele, o que não se transforma envelhece”. De acordo com o historiador, embora seja uma decisão pessoal, as mudanças continuarão acontecendo. “Mudar é complicado, mas não mudar é fatal”, avalia.

Quem antecedeu Karnal na programação do evento foi o diretor geral da Endeavor Brasil, Juliano Seabra, que coordenou um painel com dois empreendedores apoiados pela instituição.

De acordo com a técnica da Gerência de Soluções no SEBRAE/RS Márcia Ferran o Seminário Desafios do Crescimento vai além de uma oportunidade educadora, pois “trata-se de tomar contato com pensamentos contemporâneos sobre os quais, muitas vezes, não exercitamos nas rotinas diárias. A reflexão provocada por um palestrante do porte de Karnal faz diferença para quem assiste. No caso de empreendedores, os resultados podem ser surpreendentes para as empresas”, comentou.

Clique aqui para conferir outras fotos do evento. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação