Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

A reinvenção dos brechós em destaque

26/05/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento será realizado nesta quinta-feira, 28 de maio, a partir das 14h

Da Redação

Case do brechó Maria Sem-Vergonha (Foto) será apresentado no evento (Foto: Divulgação)

Porto Alegre – Uma das grandes novidades no mundo da moda é reciclar, reaproveitar e repassar as roupas semi-novas. A febre dos brechós de grife parece que veio para ficar e o negócio sustentável motivou uma série de eventos em todo Brasil promovida pelo SEBRAE. Esta semana é a vez de a capital gaúcha receber o 1º Fórum de Inovação para o Mercado de Brechós. O evento ocorre no Auditório do SEBRAE/RS (Rua Antônio Joaquim Mesquita, 259), em Porto Alegre, no dia 28 de maio, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo telefone 0800.570.0800. Vagas limitadas.

É um mercado expressivo. A coordenadora estadual de vestuário do SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que a estimativa é de que existam mais de 11 mil empresas do segmento em todo Brasil. Só em Porto Alegre, havia 1.162 brechós registrados em 2012. “O Rio Grande do Sul ocupa a terceira colocação e só perde para São Paulo e Minas Gerais em número de lojas desse tipo”, compara Viviane.

O crescimento desse setor motivou a criação do Fórum de Inovação de Brechós. O evento será realizado nas principais capitais do país. A coordenadora explica que o objetivo do encontro é reunir empresários do comércio de brechós, especialistas e entidade do comércio varejista para debater sobre os impactos da inovação no aumento da competitividade e sustentabilidade do comércio do segmento. “A partir dos fóruns, a entidade vai produzir um documento propositivo sobre o que foi aprofundado, levantado e debatido. Ele norteará as ações do SEBRAE para o desenvolvimento dos pequenos negócios deste nicho de mercado. Também será criada a cartilha Dicas para inovar no Comércio de Brechós”, revela.

Entre os palestrantes estão nomes como Chiara Gadaleta, colunista da Revista Estilo da Editora Abril, e a consultora do SEBRAE, Regina Machado. Também serão apresentados cases nacionais, como o do empresário Alexandre Fischer, idealizador dos sites ficoupequeno.com e segundamaozinha.com, e Franz Ambrósio, do antiquário Minha Vó Tinha.

Os projetos locais também terão destaque. Babi Andrade vai falar da Casa da Traça, espaço de brechó e moda alternativa de Porto Alegre, e Solange Giacobo vai relatar a trajetória da Maria Sem-Vergonha, também de Porto Alegre. A empresa nasceu há seis anos a partir de um planejamento estratégico detalhado. “Montamos um plano de negócio em que pensamos nos aspectos gerenciais e comerciais, na seleção de peças, na identidade visual, em tudo”, ilustra Solange. Entre os diferenciais da empresa está o desenvolvimento de parcerias. Há três anos, lançou uma promoção conjunta de descontos com sete empresas da região. Também trabalhou com um artista plástico, que desenvolveu camisetas personalizadas e agora prepara uma promoção com descontos para serviços de um estúdio de tatuagem. “O brechó é um negócio emergente que, com a qualificação, ainda tem espaço para crescer”, observa a empresária.

Confira a programação completa:

  • 14h às 14h30 – Credenciamento e Abertura
  • 14h30 às 16h – Painel “Como criar uma experiência de compra agradável em seu brechó físico e on-line” – Regina Machado, Alexandre Fischer, Franz Ambrósio e Babi Andrade
  • 16h às 16h30Networking
  • 16h30 às 18h30 – Painel “O associativismo como um dos pilares da inovação para o aumento da Competitividade” – Chiara Gadaleta, Ana Del Carmen Pérez, Kim Coubert e Solange Giacobo
  • 18h30 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

21 de Agosto de 2017

Vitivinicultura terá espaço inédito no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

18 de Agosto de 2017

Oportunidades para a horticultura no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer