Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

A receita os pequenos negócios para enfrentar a crise

20/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Pesquisa do SEBRAE/RS para este trimestre indica cautela e revela o que os empresários estão fazendo para se manter no cenário atual

Da Redação

Pesquisa revela que 88,7% dos empresários estão dispostos a manter o número de funcionários (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – Sinal de alerta entre os empreendedores do Estado. A Pesquisa Expectativa dos Pequenos Negócios Gaúchos, promovida pelo SEBRAE/RS, mostra que os proprietários de micro e pequenas empresas estão atentos ao cenário atual e revela os caminhos que estão sendo adotados para superar os entraves econômicos.

O levantamento é realizado desde 2013 e aponta indicadores para o terceiro trimestre de 2015, em uma escala de zero a 100, conceituada entre “muito pessimista” e “muito otimista”. O índice verificado para este período de 2015 é de 54,3. Na apuração anterior, o número era 56,95. Para a coordenadora da pesquisa do SEBRAE/RS, Andréia Grätsch do Nascimento, o indicador aponta uma percepção neutra dos empreendedores, embora seja o mais baixo registrado desde o início da pesquisa. “Não há mais otimismo como era registrado há alguns trimestres, mas também não podemos dizer que os donos de pequenos negócios gaúchos estão pessimistas”, avalia.

Atentos ao momento econômico atual, os empresários buscam saídas para se manter e até crescer. A própria pesquisa mostra como os proprietários das MPEs estão fazendo sua lição de casa. Em respostas de múltipla escolha, quando perguntados sobre como têm conduzido a empresa, considerando o quadro de retração da economia brasileira, a maioria, 54,9%, reconheceu que tem procurado reduzir gastos. Para 43,2% a receita para superar a crise está em fazer promoções para atrair clientes.

O estudo mostra ainda que para 15,4% dos entrevistados o caminho é reduzir investimentos. “No entanto, um dado que chamou a atenção é que 14,8% dos empreendedores decidiram investir em novos produtos ou serviços, o que mostra uma relativa confiança, mesmo diante do ambiente atual”, observa Andréia. Essa percepção é reforçada por outro número. “Apesar das perspectivas negativas em relação à economia, 88,7% dos empresários estão dispostos a manter o número de pessoas que trabalham na empresa”, destaca a coordenadora do SEBRAE/RS.

A Pesquisa Expectativa dos Negócios Gaúchos foi realizada entre os dias 23 de junho e 17 de julho de 2015. Foram consultados 598 Microempreendedores Individuais e 600 micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul, dos setores da indústria, comércio e serviços. A pesquisa é realizada trimestralmente e tem uma margem de erro de 1%.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios