Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

A ovinocultura como negócio

Workshop em Santa Maria é promovido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, dia 18 de abril

16/04/18

Da Redação

COMPARTILHE

Santa Maria – A Farsul, o Senar-RS e o Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, realizam a primeira edição do workshop Ovinocultura como Negócio, em parceria com o Laboratório da Ovinocultura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A atividade, aberta para todos os interessados, ocorre no dia 18 de abril, às 8h30, no auditório Camobi da UFSM (Avenida Roraima, 1000, prédio 74). As vagas são limitadas e devem ser feitas online

Workshop Ovinocultura como Negócio é uma promoção do Juntos para Competir (Foto: Banco de Imagens)

De acordo com a técnica do Sebrae RS na região Centro Lidiane Soldatti, o evento trará informações e experiências de produtores na Nova Zelândia, país reconhecido pelos excelentes índices produtivos. “A programação contará com a experiência do produtor gaúcho Robson Simões, que estudou de perto a cultura produtiva neozelandesa e trouxe importantes ensinamentos para aplicar em sua propriedade, localizada em Lavras do Sul”, comenta a gestora. O professor e pesquisador Sérgio Carvalho trará sua experiência no Desenvolvimento da Ovinocultura na região do Vale dos Sinos. Outra atração do encontro será Dayanne Almeida, brasileira que reside na Nova Zelândia, que falará sobre as estratégias mais importantes para a melhoria da produtividade nos rebanhos de ovinos. Dayanne também conduzirá uma atividade prática, no período da tarde, sobre manejo reprodutivo.

Experiência no exterior

Atuante no setor desde 2003, Robson Simões transformou a realidade de sua propriedade a partir de 2008, quando focou em aspectos organizacionais. Na época, ainda na graduação, deu prioridade para aspectos como a condição corporal do animal, o que seria melhor aprofundado no período que passou na Nova Zelândia. “Fui para lá para trabalhar em fazendas por seis meses, em 2012, e foi a melhor coisa que fiz, porque alinhei a minha forma de pensamento com o trabalho deles”, conta.

Uma das características que Simões destaca é o sistema de produção a pasto, que permite uma alimentação mais adequada e, por consequência, o controle da saúde do animal. No seu retorno para Lavras do Sul passou a aplicar o que aprendeu e viu sua produtividade aumentar. “Trabalho com a criação de animais para o abate, então observei um salto na taxa de natalidade dos meus dois rebanhos. Um deles registrou aumento de 135% e outro 186%”, revela.

Segundo ele, nas propriedades neozelandesas, a oferta de pasto é muito maior, bem como a organização dos profissionais. Um grupo atua pesquisando genética para melhorar a performance dos que trabalham com a criação do animal para abate. O produtor conta que, no Estado, especialmente na Campanha, o trabalho ainda é muito intuitivo. “Não existe a preocupação com a avaliação corporal, que resulta no score do ovino. Isso é resultado da nutrição, da oferta de alimento”, finaliza.

Programação:

8h30 – Abertura
8h45 – Vivências no desenvolvimento da ovinocultura na região do Vale do Rio dos Sinos, com Sérgio Carvalho
9h15 – Conceitos da produção neozelandesa na prática: uma experiência em Lavras do Sul, com Robson Simões
9h45 – Intervalo
10h – Estratégia chave para a melhoria da produtividade nos rebanhos ovinos, com Dayanne Almeida
11h30 – Painel
12h – Almoço livre
13h30 – Prática com Dayanne Almeida: Manejo reprodutivo e escore de condição corporal
15h – Encerramento

Sobre o projeto
O Projeto Ovinocentro é viabilizado pelo programa Juntos para Competir e tem como objetivo transformar a ovinocultura da Região Centro do Rio Grande do Sul, contemplando mais de 100 empresas rurais distribuídas em oito municípios, por meio de atividades como gestão e mercado.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha