Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

A “Integração Lavoura Pecuária” está na pauta da região da Serra

21/06/12

Da Redação

COMPARTILHE

Sebrae/RS realiza palestra sobre o tema aos produtores rurais, através do Programa Juntos para Competir

Da Redação

Os produtores rurais de Pinhal da Serra e região terão a oportunidade de participar de palestra técnica realizada pelo Sebrae/RS sobre o tema Integração Lavoura-Pecuária, ministrada pelo professor Paulo Cesar de Faccio Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. O evento ocorre nesta quinta-feira, dia 21, às 17h30, no Auditório da Câmara de Vereadores.

A palestra é uma ação que integra o Programa Juntos para Competir, oferecido aos participantes do projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha, ambos do Sebrae/RS. O objetivo é orientar os produtores sobre a importância da integração da lavoura com a produção pecuária, seus benefícios e implicações no ambiente dos negócios da propriedade rural. “A informação é uma importante aliada de quem deseja empreender. É fundamental conhecer as inovações, ofertas do setor, as suas vantagens e desvantagens”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.

A integração lavoura-pecuária consiste em diferentes sistemas produtivos: grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área. Normalmente, essa integração envolve o plantio de grãos e a recuperação ou implantação de pastagens. Segundo a técnica da Regional Serra do Sebrae/RS, Angelica Louvani Inácio Brandalise, o plantio de lavouras em áreas de pastagens degradadas é uma fórmula usada há muitas décadas pelos produtores rurais para recuperar a capacidade produtiva dos pastos e dos solos. “Com o avanço da tecnologia no campo, essa prática se modernizou e vem sendo executada com a adoção de técnicas combinadas que geram alta produtividade. É importante que essas informações cheguem aos empreendedores rurais, para que eles tenham condições de aprimorar a produção”, declara.

As tecnologias e outras potencialidades da integração serão trabalhadas na palestra: a recuperação ou reforma de pastagens degradadas; melhoria das condições físicas e biológicas do solo com a pastagem na área de lavoura; recuperação da fertilidade do solo com a lavoura na área de pastagens degradadas; produção do pasto; forragem conservada e grãos para alimentação animal na estação seca; entre outros, “também para reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária, e aumentar a estabilidade de renda do produtor”, completa Angelica.

Projeto Desenvolver a Bovinocultura de Corte na Serra Gaúcha
O projeto iniciou neste ano e fechará o ciclo em 2015. Mais de 140 produtores são atendidos diretamente pelo projeto, nos municípios de Pinhal da Serra, Caxias do Sul, Muitos Capões, São Francisco de Paula, Vacaria, Ipê e Campestre da Serra.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios