Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

9º Encontro Nacional do PISA ocorre em Gramado

29/07/16

Da Redação

COMPARTILHE

No dia 1 de agosto, evento referência para vários produtores rurais apoiados pelo Programa Juntos Para Competir vai apresentar temas relevantes para o agronegócio. Inscrições gratuitas e vagas limitadas

Da Redação

O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/RS, Carlos Schütz, realizou a abertura do evento (Foto: Rafael Cavali)

Gramado – O 9º Encontro Nacional do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) ocorre na Serra Gaúcha nesta segunda-feira, 1º de agosto. A cidade de Gramado abriga o evento, das 8h30 às 17h10, que já se tornou uma referência em geração de conhecimento para o agronegócio brasileiro. Trata-se de uma iniciativa do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e as Universidades Federais do Rio Grande do Sul e do Paraná. O encontro ocorre no Hotel Wish Serrano, na Avenida das Hortênsias, 1.480.

O PISA foi criado para difundir tecnologias para a adequação do processo produtivo em propriedades rurais e estimular a produção sustentável de alimentos seguros com qualidade. Atualmente, mais de 500 propriedades produtoras de leite aplicam metodologias que se baseiam em temas como sustentabilidade, organização do sistema produtivo, redução de custos, incremento de renda e integração de atividades.

Conforme a técnica da Gerência de Agronegócio no SEBRAE/RS Ana Carolina Cittolin a programação, além dos convidados da área técnica, o evento conta com a presença do Superintendente da instituição, Derly Fialho, e do diretor de Administração e Finanças, Carlos Schütz, que realizou a abertura oficial do evento.

A partir das 8h30, após o credenciamento dos participantes, o primeiro impacto das apresentações será sobre os dados de dois representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO). Teodoro Calles falará sobre “Sistemas integrados de produção agropecuária: um caminho para a produção sustentável” e Harinder Makkar terá o tema “Em direção a dietas sustentáveis para animais: conceitos, indicadores e um exemplo ganha-ganha”.

Ao longo do dia, todos os convidados e o público terão passado pela análise do cenário atual da produção agrícola e suas repercussões na economia.

Confira a programação completa do 9º Encontro Nacional do PISA:

Dia 1º de agosto de 2016
Hotel Wish Serrano – Avenida das Hortênsias, 1.480

8h30 – Credenciamento
9h – Abertura
9h30 – Sistemas integrados de produção agropecuária: um caminho para a produção sustentável (Teodardo Calles – FAO)
10h05 – Em direção a dietas sustentáveis para animais: conceitos, indicadores e um exemplo ‘ganha-ganha’ (Harinder Makkar – FAO)
10h40 – Intervalo
11h – O projeto PISA no subtrópico brasileiro (Anibal de Moraes – UFPR)
11h35 – Mesa Redonda
12h10 – Intervalo para almoço
14h10 – Ciclagem de nutrientes e adubação sistêmica em SIPA (Tangriani Assmann – UTFPR)
14h45 – Avaliação da sustentabilidade da alimentação e sistemas agrícolas: a experiência PISA em agricultura familiar (Rafael Bonatto – UFPR)
15h20 – Fórum de agricultores familiares da iniciativa PISA. Casos de sucesso: Rio Grande o Sul, Santa Catarina e Paraná.
16h35 – Mesa redonda
17h10 – Encerramento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios