Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

2º Dia de Campo do PISA Alto Uruguai será realizado em Cristal do Sul

01/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Atividade dia 2 de dezembro irá proporcionar visita técnica em propriedade rural e apresentar resultados do programa

Da Redação

Tecnologias na produção de leite serão apresentadas no evento (Foto: Banco de Imagens)

Cristal do Sul – A segunda edição do Dia de Campo do projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA) Alto Uruguai ocorre no dia 2 de dezembro, em Cristal do Sul. O evento irá promover a difusão de tecnologias na produção de leite e apresentar os resultados da iniciativa, que é operada no Estado pelo Programa Juntos Para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS). O encontro será realizado na propriedade de Eliseu Kolwoski (Linha São Valentin, interior de Cristal do Sul).

O objetivo do 2º Dia e Campo, conforme explica o gestor do PISA Alto Uruguai pelo SEBRAE/RS, Ronaldo Dario Kloeckner, “é fortalecer essa metodologia de trabalho, por meio da discussão de aspectos importantes para a sobrevivência e o progresso da pequena propriedade de leite”, disse. Além do caso de sucesso, serão apresentados os resultados globais do projeto nas 109 propriedades que aplicaram essas orientações de gestão no sistema produtivo.

O PISA foi criado pelo Ministério da Agricultura e conta com o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Emater e prefeituras da região. É aplicada como piloto em alguns municípios do Brasil e, no Estado, é disseminado por meio da carteira de projetos do SEBRAE/RS, dentro do Programa Juntos para Competir (FARSUL – SENAR – SEBRAE). Ele aplica conceitos que são pesquisados nas universidades e, então, direcionados ao campo.

A atividade ocorrerá em duas etapas. Na parte da manhã, será realizado o credenciamento e depois visita técnica à propriedade de Eliseu Kolwoski. O trabalho do produtor é apontado como caso de sucesso a partir de uma nova estratégia de redução de custos e de reorganização da oferta de alimento aos animais. Antes, a silagem e a ração eram os principais complementos. Com o planejamento forrageiro, foi possível garantir maior pasto e com mais qualidade, o que impactou no custo final do litro de leite. Durante a tarde, serão apresentados os resultados do programa e será feita a entrega de certificados.

O Supervisor Regional do SENAR-RS, Diego da Silva Coimbra, diz que as consultorias e oficinas realizadas com os produtores foram importantes para reestruturar diversos processos. “Aspectos de gestão, informática, manejo, ordenha e qualidade do leite, por exemplo, foram tópicos abordados. O resultado disso foi um incremento na renda dos produtores em até 60%”, comemora. Isso foi possível, ainda segundo Coimbra, graças à diminuição do custo do litro de leite. “Antes o valor era de R$ 0,80 centavos. Conseguimos baixar para R$ 0,50 centavos, focando em novas técnicas de manejo e alimentação”, afirma.

O evento é aberto para produtores do município e região que queiram conhecer a metodologia do PISA. Para participar, o interessado deve confirmar presença por meio de um dos telefones abaixo:

Secretaria de Agricultura de Cristal do Sul: (55) 8407-4494.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais: (55) 3616-2203.
Informações para cadastro no dia do evento: Nome/endereço/telefone/CPF.

Programação:

  • 8h – Recepção e Inscrições – Pavilhão da Comunidade São Valentim – Cristal do Sul/RS

Estação 1 – Plano Anual de Uso das Áreas
Estação 2 – Sistema de Manejo das Pastagens e Produção de Leite
Estação 3 – Irrigação de Pastagens

  • 12h – Almoço (pavilhão da cidade)
  • 13h – Apresentação de resultados econômicos e finalização do dos dados da propriedade
  • 13h30 – Apresentação de resultados do projeto PISA Alto Uruguai
  • 13h50 – Resultados da Avaliação da Sustentabilidade de Sistemas Agropecuários e Alimentares (SAFA)
  • 14h – Entrega de Certificado aos Produtores do PISA Alto Uruguai
  • 14h20 – Pronunciamentos de entidades parceiras
  • 15h – Encerramento oficial do projeto
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae