Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

16ª edição da Expodireto Cotrijal abre com perspectiva de negócios promissores

09/03/15

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, compôs a mesa de autoridades

Da Redação

Estande Juntos para Competir na Expodireto 2015 (Foto: Fagner Almeida)

Não-Me-Toque – A abertura oficial da 16ª edição da Expodireto Cotrijal, que ocorreu nesta segunda-feira, 9 de março, foi marcada pelo otimismo de mais uma possível safra recorde de grãos. O vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), presidente do Sistema FARSUL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, compôs a mesa de autoridades que reuniu, ainda, a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, a prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, deputados federais e estaduais e outras lideranças da região . A Expodireto ocorre até sexta-feira, 13 de março, no município de Não-Me-Toque, considerado Capital Nacional da Agricultura de Precisão.

Em seu pronunciamento, a ministra Kátia Abreu trouxe boas notícias principalmente para os produtores de leite do Rio Grande do Sul. “O produto receberá bastante atenção por parte do Governo Federal, pois queremos exportar leite em pó para atender mercados como o da Ásia e da Rússia”, disse. Dentre outros anúncios feitos pela ministra destaque para o pacote de oportunidades e direitos que será lançado para aumentar o índice de produtores rurais na faixa de renda da classe média, hoje entre 12 e 15% dos agricultores brasileiros. “Também iremos reestruturar e fortalecer a Embrapa com foco na democratização das pesquisas para os pequenos produtores”, destacou. Com relação ao Plano Safra de 2015, a ministra adiantou apenas que as mudanças das taxas de juros que ocorrerão estão dentro das possibilidades dos produtores. O anúncio do plano deve ocorrer entre terça e quarta-feira.

O governador Sartori destacou a necessidade de o Governo do Estado estar mais próximo da sociedade. “O RS que vejo na Expodireto é inovador, produtivo e solidário, que avança e faz acontecer”. Para Sartori, levar esse conceito para todo o Estado não é tarefa de um governo só, talvez demore décadas, mas é possível. “Me ajudem a percorrer este caminho com seriedade e responsabilidade”.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em seu discurso na abertura da Expodireto 2015 (Foto: Fagner Almeida)

O presidente da Expodireto Cotrijal, Nei Mânica, ressaltou os principais números da feira: mais de 530 expositores, 235 mil visitantes e negócios que, no mínimo, alcancem os R$ 3,2 bilhões em transações comerciais, atingidos em 2014.

SEBRAE na Expodireto

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, acompanhado do diretore Técnico, Ayrton Pinto Ramos, também participou da abertura oficial do evento. Ele acompanha as ações do SEBRAE na Expodireto até manhã, terça-feira.

O SEBRAE/RS está presente mais uma vez na Expodireto Cotrijal através do Estande Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) e do espaço para o setor Metalmecânico, com foco em exposição de empresas e rodadas de negócio, que se iniciam nesta terça-feira, 10 de março. Por meio de agenda definida previamente, as empresas vendedoras negociam seus produtos ou serviços para empresas compradoras, as chamadas âncoras, além de realizarem contatos e parcerias. Nessa edição, durante três dias, 150 MPEs irão participar. São empresas ligadas não apenas ao setor agrícola, mas também ao metalmecânico.

A entidade também traz para a feira sete missões empresariais com 200 produtores que fazem parte dos projetos aplicados por meio da Produção Integrada de Sistemas Agropecuários nas Missões.

O programa Juntos para Competir, operado no Estado por uma parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, terá suas atividades para 2015 renovadas a partir da assinatura do convênio com representantes das três entidades. A cerimônia vai ocorrer nesta terça-feira, 10 de março, às 15h, no estande do Juntos para Competir na Expodireto, e vai garantir a cooperação conjunta em prol do agronegócio gaúcho.

  • Expodireto

Data: Entre 9 e 13 de março de 2015
Local: Parque de Exposições da Cotrijal
km 24 RS 142
Não-Me-Toque – RS

  • Missões Empresariais

Datas: 9 a 13 de março de 2015
Local: Estande Juntos para Competir

  • Assinatura convênio Juntos para Competir

Data: 10 de março de 2015
Local: Estande Juntos para Competir

  • Rodadas de negócio do setor metalmecânico

Data: 10, 11 e 12 de março de 2015
Local: Estande do SEBRAE/RS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional